quarta-feira, 29 de janeiro de 2014


29/01/2014 07h00 - Atualizado em 29/01/2014 09h12

Síndrome impede inglesa



de festejar 



aniversário com irmão gêmeo


Transtorno provoca epilepsia quando criança de 8 anos fica animada.
Doença foi descoberta quando primeira convulsão aconteceu, aos 5 meses.

Do G1, em São Paulo
Henry e Rebekah Hughes têm 8 anos e são gêmeos. Ela nasceu com condição especial que provoca convulsões desde os 5 meses de vida (Foto: Caters)Henry e Rebekah Hughes têm 8 anos e são gêmeos.
Ela nasceu com uma condição especial que provoca
convulsões desde os 5 meses de vida (Foto: Caters)
Uma criança inglesa de 8 anos nascida com uma síndrome que provoca graves convulsões quando ela fica animada não pode comemorar seu aniversário ao lado do irmão gêmeo, Henry, por temor da família de que a menina passe mal.
De acordo com o jornal britânico "Daily Mail", a garota Rebekah Hughes, moradora de Cromer, no condado de Norfolk, é portadora da síndrome de Dravet, condição que causa atrasos no desenvolvimento e problemas motores e de comportamento.
A enfermidade foi descoberta quando a criança tinha apenas 5 meses de vida, ao sofrer a primeira convulsão. Quando completou 11 meses, Rebekah teve um desmaio. Segundo a mãe, Annabel Hughes, de 42 anos, desde os 4 anos os filhos não têm mais festas de aniversário juntos.
Segundo Annabel, os ataques sofridos pela menina podem ser tão danosos que provocariam até morte súbita. Por isso, enquanto uma pequena comemoração é feita para a filha, outras atividades são realizadas fora de casa com o menino.
Convivência
A família conta que aprendeu a conviver com o problema de saúde de Rebekah e, segundo a mãe, o irmão tem um cuidado especial com ela.
"Se ele vai a algum lugar que ela não pode ir, ele é cuidadoso ao não comentar na frente dela. Ele cresceu e encontrou uma maneira própria de lidar com o problema. Agora, se a Rebekah tem uma convulsão, Henry vai até o telefone de casa e liga para os meus pais, que vêm cuidar deles", revela Annabel.
A doença
A síndrome de Dravet começa com uma crise epiléptica ainda no primeiro ano de vida e evolui para comportamentos autistas a partir do segundo ano. O tratamento busca atenuar as convulsões, mas não consegue reverter a enfermidade.

Indíviduos portadores dessa condição têm maior risco de sofrer uma "morte súbita inexplicável em epilepsia" (Sudep, na sigla em inglês).

29/01/2014 10h00 - Atualizado em 29/01/2014 10h00



Cientistas desenvolvem 

técnica que facilita obtenção 

de células-tronco


Exposição a ambiente ácido transforma células maduras em pluripotentes.
Técnica anterior envolvia complexos processos de manipulação genética.

Do G1, em São Paulo

Um feto completo de camundongo foi gerado com células STAP, o que demonstra normalidade genética da célula (Foto: Haruko Obokata/Divulgação)Um feto completo de camundongo foi gerado com células STAP, o que demonstra normalidade genética da célula (Foto: Haruko Obokata/Divulgação)
Cientistas japoneses descobriram um método extremamente simples para transformar células maduras em células pluripotentes. Estas são capazes de se tornar quase qualquer outro tipo de célula e, por isso, têm grande potencial terapêutico.
Se, antes, se acreditava que essa conversão só era possível por meio de complexos processos de manipulação genética do núcleo celular, uma pesquisa concluiu que a simples exposição dessas células a fatores ambientais específicos, como um pH mais baixo, é capaz de converter uma célula madura em um tipo de célula pluripotente.
Os cientistas do Centro de Biologia do Desenvolvimento Riken, no Japão, que lideraram a pesquisa, chamaram esse novo método de reprogramação celular de Aquisição de Pluripotência Desencadeada por Estímulo (STAP, na sigla em inglês). Os resultados foram publicados na revista "Nature".
O estudo, feito com células de camundongos, revelou que as células maduras possuem uma plasticidade latente surpreendente. “Essa plasticidade dinâmica – a habilidade de se tornar células pluripotentes – emerge quando as células são transitoriamente expostas a fortes estímulos que elas não experimentariam normalmente em seus ambientes”, diz o estudo.
Esse mesmo tipo de conversão foi observado, durante o experimento, em células coletadas em diversos tecidos, como cérebro, músculo, gordura, pulmão e fígado.
As células STAP têm características parecidas com as células-tronco embrionárias, cujas aplicações terapêuticas são intensamente estudadas atualmente. No entanto, as células STAP têm capacidade limitada de autorrenovação. Mas, sob determinadas condições, podem dar origem a células-tronco com alta capacidade de reprodução, segundo constatação da pesquisa.     
Em plantas, já havia sido observado que mudanças ambientais podem transformar células maduras em células versáteis, que podem se transformar em qualquer outra estrutura da planta, como raízes e caule. Esta foi a primeira vez que foi observado um fenômeno similar em mamíferos.
“A abordagem do estudo é o método mais simples, barato e rápido de gerar células pluripotentes a partir de células maduras. Se funcionar no homem, esse pode ser o divisor de águas que no futuro tornará acessível uma ampla variedade de terapias celulares, utilizando as células do próprio paciente”, diz o pesquisador Chris Mason, professor da University College London. “Quem pensaria que reprogramar células adultas para um estado parecido com o de células-tronco embrionárias só iria exigir uma pequena quantidade de ácido por menos de meia hora?”, acrescenta.
Para a diretora do Centro para Células-Tronco e Medicina Reprodutiva do Kings College London, Fiona Watt, “será muito interessante saber se as observações também se aplicam a células humanas”.

29/01/2014 09h21 - Atualizado em 29/01/2014 10h02

Floricultura bizarra no 




Equador vende 




rosas fluorescentes 




e 'supercoloridas'


Plantação fica na cidade de Latacunga, a 98 km da capital Quito.
Jhon Nevado oferece flores curiosas para os clientes.

Do G1, em São Paulo
Em uma plantação de rosas em Latacunga, no Equador, Jhon Nevado, que faz parte do “Nevado Roses”, exibe algumas plantas curiosas que são oferecidas pela empresa.
Entre as flores cultivadas pela empresa, há rosas “supercoloridas” com até quatro tons diferentes nas pétalas e até uma rosa especial fluorescente, que brilha no escuro.
Jhon Nevado exibe rosas fluorescentes produzidas em sua plantação em Latacunga, no Equador (Foto: Guillermo Granja/Reuters)Jhon Nevado exibe rosas fluorescentes produzidas em sua plantação em Latacunga, no Equador (Foto: Guillermo Granja/Reuters)
Entre as flores criadas na plantação, há uma versão de rosas 'supercoloridas' (Foto: Guillermo Granja/Reuters)Entre as flores criadas na plantação, há uma versão de rosas 'supercoloridas' (Foto: Guillermo Granja/Reuters)
Floricultura em Latacunga se destaca por rosas com colorações curiosas (Foto: Guillermo Granja/Reuters)Floricultura em Latacunga se destaca por rosas com colorações curiosas (Foto: Guillermo Granja/Reuters)
  •  
Buquê com rosas 'supercoloridas' é exibido na plantação da 'Nevado Roses' no Equador (Foto: Guillermo Granja/Reuters)Buquê com rosas 'supercoloridas' é exibido na plantação da 'Nevado Roses' no Equador (Foto: Guillermo Granja/Reuters)

terça-feira, 28 de janeiro de 2014


29/06/2013 16h07 - Atualizado em 29/06/2013 16h07

Peixe de couro chama a atenção


de  



turistas em Macapá


Animal foi capturado às margens do Rio Macacoari, em Macapá.
Cuiu-cuiu, como é conhecido, é revestido de placas ósseas.

Maiara PiresDo G1 AP

  •  
Peixe cuiu-cuiu capturado durante pesca esportiva (Foto: Leopoldo Machado/Arquivo Pessoal)Peixe cuiu-cuiu capturado durante pesca esportiva (Foto: Leopoldo Machado/Arquivo Pessoal)
Um peixe de 4 quilos, medindo 40 centímetros de comprimento chamou a atenção de turistas que faziam pesca esportiva às margens do Rio Macacoari, a 110 quilômetros de Macapá. Apesar do susto dos pescadores, o animal é comum na bacia do Rio Amazonas, segundo informou o biólogo Júlio César Sá de Oliveira.
De acordo com o biólogo, o peixe é conhecido como peixe de couro, por não possuir escamas, e ser revestido de placas ósseas.
Na região amazônica ele também é conhecido como cuiu-cuiu. Em outras regiões do país é chamado de abotoado, armado, armau, entre outros nomes. "Tomei um susto quando ele apareceu na rede", conta o agente ambiental do Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Estado do Amapá (Imap), Leopoldo Gonçalves Machado.
O funcionário público possui uma casa às margens do Rio Macacoari, para onde convida os amigos para fazer turismo ecológico, segundo conta. Ele diz que na região é comum a pesca de diversas espécies de peixes, como traíra, sarda, jiju, tamuatá, piranha, entre outros. "Mas é muito raro um cuiu-cuiu aparecer", afirmou o agente ambiental que diz já ter capturado espécies menores na mesma região.
O biólogo Júlio Cesar explica que, apesar de essa espécie ser comum na bacia do Rio Amazonas, esse comportamento é natural do cuiu-cuiu. "Ele gosta de se esconder", afirma.
Leopoldo Machado já tentou criar um cuiu-cuiu, que conseguiu capturar, mas desistiu por falta de tempo para cuidar do animal. "Acabei soltando ele no rio novamente", contou.

domingo, 26 de janeiro de 2014


25/01/2014 22h19 - Atualizado em 25/01/2014 22h19



No AM, paixão por leitura vira 



blog e traz 




benefícios a estudante de 13 anos


Meta para 2014 é ler 50 livros, cinco deles em inglês, segundo o jovem. 
Blog foi selecionado por editora para receber livros gratuitamente.

Do G1 AM

Gabriel lê em média um livro por semana (Foto: Romulo de Sousa/G1 AM)Gabriel lê em média um livro por semana (Foto: Romulo de Sousa/G1 AM)
O brasileiro lê em média quatro livros por ano, sendo apenas 2,1 livros até o fim, segundo dados da 3ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita em 2011. Desafiando as estatísticas, o estudante Gabriel Andion, com apenas 12 anos, traçou a meta de ler 40 livros em 2013. Agora, aos 13 anos, ele pretende ler 50 livros até o fim de 2014.
Gabriel também mantém um blog, em que publica resenhas para cada um dos livros que lê. Por meio da internet, conheceu novas pessoas que interessam-se pelos mesmos livros que ele. O sucesso fez com que uma editora selecionasse o blog de Gabriel e a cada mês o garoto recebe livros gratuitamente para que também tenham resenhas feitas por Gabriel, além de obras destinadas a sorteios. Os gêneros favoritos são fantasia sobrenatural e YAs, os Young Adults, literatura destinada a jovens leitores de até 21 anos.
O interesse pela leitura começou logo cedo, aos seis anos. Os pais do menino compravam livros sempre que viajavam a trabalho. "Nunca dava tempo de trazermos algum tipo de presente dos lugares aonde íamos pra dar para eles. Então, como em todo aeroporto tem uma livraria, sempre trazíamos um livro pra cada um dos nossos filhos", contou a mãe, Izabel Andion. Porém Gabriel sempre lia os próprios livros e os do irmão. "O irmão sempre se interessou mais por esportes e adora pedalar. Estuda bastante, mas só lê o que é necessário", disse.
O hábito de ler bastante trouxe, desde cedo, bons resultados para Gabriel. O menino estuda o ensino médio no Colégio Militar de Manaus (CMM). Com 7 anos, Gabriel leu toda a série 'Diário de um Banana', do autor Jeff Kinney, voltada para o público infantil. A partir de então começou a ler livros maiores. "Quando ele passou para o Colégio Militar, nós vimos o resultado de tanta leitura, pois a concorrência é muito alta. A redação e a prova de língua portuguesa dele foram excelentes", relembrou a mãe.
Meta surgiu após criação do blog 'Letras de Pijama' (Foto: Romulo de Sousa/G1 AM)Meta surgiu após criação do blog 'Letras de Pijama' (Foto: Romulo de Sousa/G1 AM)
O segredo para ler tanto é conciliar o tempo. A média de leitura do garoto é de um livro por semana. "Todos os dias chego em casa, acesso o blog por 15 minutos, faço o dever de casa e começo a ler", explicou. Em época de provas, Gabriel diminui o ritmo e se dedica mais aos estudos. "No primeiro semestre de 2013, li apenas nove livros da meta, porque fiquei apertado no colégio. Já na segunda parte do ano tive que correr com os outros 31", relatou.
A internet, muitas vezes vista como uma dor de cabeça para os pais, é bem aproveitada por Gabriel, segundo a mãe. A ferramenta foi um dos meios que ajudou Gabriel a aprender inglês logo cedo. "Sei um pouco de inglês porque gosto de ouvir músicas de fora que acho na internet". Dos 50 livros que Gabriel pretende ler em 2014, cinco deles deverão se em inglês.
A mãe de Gabriel afirmou que ela e o marido, Marcelo Andion, sempre acompanham os comentários que Gabriel recebe no blog. "Receio nós temos. Buscamos sempre orientá-lo pra ele tomar cuidado, mas nunca vimos nada que nos preocupasse. A gente sempre acompanha pra ver com quem ele está interagindo. Ele também é bastante consciente dos riscos que corre na internet", ressaltou.
Pela internet Gabriel encontra pessoas com gosto semelhante  (Foto: Romulo de Sousa/G1 AM)Pela internet Gabriel encontra pessoas com gosto semelhante (Foto: Romulo de Sousa/G1 AM)
Na internet, Gabriel também encontra inspiração. O jovem começou a fazer resenhas inspirando-se nos blogs de outros fãs de literatura. No início, não sabia muito bem como escrever, mas logo pegou o jeito. Seguindo ainda o exemplo de outros blogueiros, Gabriel quer ainda lançar um livro.
Os pais de Gabriel não classificam a compulsão por leitura do menino como desperdício, e sim como investimento. "Ele escreve bem por causa da leitura. Quem lê muito escreve bem. Muitos amigos nossos acham que nós revisamos o que ele escreve no blog. Isso deixa a gente muito orgulhoso", relatou a mãe, sorridente.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014


16/01/2014 18h16 - Atualizado em 16/01/2014 18h16

Senac abre processo seletivo 



para mais 



de 800 bolsas de estudos no RN


Vagas são para Natal, Mossoró, Parnamirim, Macaíba, Caicó e Assú.
Senac oferece 30 opções de capacitação em diversas áreas.

Do G1 RN

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) do Rio Grande do Norte abre 818 vagas em 30 opções de capacitação nas áreas de saúde, turismo e hospitalidade, gestão e negócios, beleza, informática e comunicação. Os cursos fazem parte do Programa Senac Gratuidade (PSG).
As inscrições começam nesta sexta-feira (17) e seguem até o dia 27 de janeiro, exclusivamente por meio do site www.rn.senac.br/psg. Serão contemplados os municípios de Natal, Mossoró, Parnamirim, Macaíba, Caicó e Assu.

Os candidatos serão selecionados de acordo com a ordem da inscrição efetuada no site do Senac. Os contemplados são convocados para apresentação dos documentos comprobatórios de renda e requisitos do curso pelo qual optou.

De acordo com a política do PSG, obrigatoriamente, os inscritos devem possuir renda familiar mensal per capita de até dois salários mínimos federais e atender aos requisitos exigidos pelo curso escolhido, que variam de acordo com a modalidade.

Até novembro de 2014, o Senac informa que lançará mensalmente novos processos seletivos para cursos inseridos no Programa Senac Gratuidade.

Confira a lista de cursos para fevereiro

Access, Administrador de Banco de Dados, Administrador de Redes, Agente de Viagem, Cabeleireiro Assistente, Chefia e Liderança, Editor de Projeto Visual Gráfico, Editor de Vídeo, Gestão de Salão de Beleza, Informações Turísticas, Língua Brasileira de Sinais – Libras Básico, Manicure e Pedicure, Maquiador, Massagista, Monitor de Recreação, Montador e Reparador de Computador, Negociação em Vendas, Operador de Caixa, Operador de Computador, Operador de Supermercados, Organizador de Eventos, Programador Web, Qualidade em Serviços Turísticos, Qualificação Profissional Técnica em Assistente Administrativo, Recepcionista em Meios de Hospedagem, Recepcionista em Serviços de Saúde, Técnicas de Guiamento em Atrativos Culturais, Técnico em Logística, Técnico em Segurança do Trabalho e Web Designer.