terça-feira, 14 de abril de 2015


14/04/2015 17h58 - Atualizado em 14/04/2015 18h07

Biólogo registra espécie rara de anta em Tapiraí

Foto de animal albino é a primeira captada vivendo em mata, diz biólogo.
Registro foi feito durante inventário de fotos de animais que vivem na região.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Própria anta captou foto ao passar por equipamento (Foto: Luciano Candisani/Divulgação)Fotografar anta albina livre em matas é raridade, diz biólogo e fotógrafo (Foto: Luciano Candisani/Divulgação)
Uma espécie rara de anta foi fotografada em Tapiraí (SP) no bairro da Anta, no Legado das Águas, uma reserva natural na cidade. Segundo o biólogo e fotógrafo Luciano Candisani, que fez a foto do animal, a espécie albina é registrada pela primeira vez livre vivendo na mata em território brasileiro.
Ainda de acordo com Candisani, a foto foi feita em maio de 2014, mas só agora foi divulgada, depois da conclusão do trabalho para a publicação em uma revista científica, publicada em março de 2015.
O registro da espécie rara do animal, conhecida cientificamente como Tapirus terrestres, foi feito quando o profissional realizava um inventário fotográfico de animais que vivem na reserva natural em Tapiraí.
Conforme Candisani, a foto é a primeira feita da anta albina fora de zoológicos, diferentemente de outras encontradas em diversas partes do mundo. "O macho adulto que fotografamos é uma raridade. O albinismo na espécie já fora documentado em cativeiro. O nosso registro feito em Tapiraí representa o primeiro conjunto de imagens acuradas de uma anta albina na natureza do Brasil”, finaliza Luciano.
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário