terça-feira, 11 de novembro de 2014


11/11/2014 10h00 - Atualizado em 11/11/2014 10h31

Água viva gigante e rara 

é encontrada em ponto 

turístico de Cabo Frio, no RJ

Animal chamou a atenção de quem passava pelo no Canal do Itajuru.
Tamanho normal da espécie é de um palmo, diz biólogo Eduardo Pimenta.

Heitor MoreiraDo G1 Região dos Lagos
  •  
Considerada rara na região, tamanho normal da espécie é de um palmo (Foto: Heitor Moreira/G1)Considerada rara na região, tamanho normal da espécie é de um palmo (Foto: Heitor Moreira/G1)
Uma água viva da espécie Celenterado ou Cnidário foi encontrada no Canal do Itajuru, um dos pontos turísticos mais frequentados de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O registro foi feito na última sexta-feira (7), por volta das 7h, quando a maré estava baixa. O que chamou a atenção dos turistas foi o tamanho dela. Cerca de 50 cm de uma extremidade à outra, aproximadamente quatro palmos a mais do que uma de tamanho normal. O biólogo Eduardo Pimenta disse que, além da espécie se destacar por ser muito maior que a média de outros exemplares, é considerada rara na região.
"Normalmente, elas medem um palmo, aproximadamente. No período da primavera e verão aparecem com mais frequência. Elas têm uma fase da vida fixa ao substrato e por nadar, fica na superfície e aparece mais nas praias, colocando em risco os banhistas, pois são urticantes, ou seja, podem ferir ou queimar a pele", disse.
A água viva foi encontrada em baixo da ponte Deputado Márcio Corrêa, perto do pier onde pescadores desembarcam. Antonio Silva, pescador há 53 anos na região, disse que há anos não via uma água viva tão grande. 
"A gente vê desse tamanho mais em alto mar e tem muito tempo que não vejo. É muito difícil elas virem 'pra' cá. Ela deve estar esperando a maré subir para poder seguir para o alto mar", declarou o pescador. 
O Canal do Itajuru é a ligação da Laguna de Araruama com o mar. Por esse motivo, alguns animais que têm o alto mar como habitat natural acabam aparecendo na lagoa ou no próprio canal. Por volta das 16h de sexta (7), a água viva não estava mais no local.
Água viva foi encontrada embaixo da ponte Márcio Corrêa, no Centro (Foto: Heitor Moreira/G1)Água viva foi encontrada embaixo da ponte Márcio Corrêa, no Centro (Foto: Heitor Moreira/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário