Fóssil de réptil de 90 milhões de anos é encontrado em Campina Verde, MG
Crânio foi encontrado durante escavações em uma fazenda.
Pesquisadores também encontraram 30% do esqueleto do animal.
O Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, em Uberaba, ganhou uma nova atração. Pesquisadores descobriram um fóssil de réptil de 90 milhões de anos. Desta vez, um crânio foi encontrado durante escavações em uma fazenda de Campina Verde, no Triângulo Mineiro. O crânio, que mede 38 centímetros, foi encontrado bem preservado, inclusive com a dentição. Na mesma rocha foi encontrado 30% do esqueleto do animal, que é uma espécie de parente antigo do crocodilo.
O pesquisador Thiago Marinho afirmou que pelo formato dos dentes é possível deduzir que o animal era carnívoro. A característica confere ainda variedade na alimentação. “É um grande predador, como podemos notar só de olhar para o crânio dele. Era um animal que competia com animais carnívoros por outras presas, então se alimentava de dinossauros herbívoros, outros crocodilos e tartarugas. Enfim, ele podia se alimentar do que quisesse”, afirmou.
A estimativa é de que cerca de 30% do esqueleto apareça depois do trabalho completo no laboratório. O pesquisador afirma que a conclusão do serviço está prevista para o final deste ano. “Por enquanto não podemos afirmar qual espécie, ainda precisamos de uma preparação melhor desse bloco para ver algumas características, principalmente no crânio e para afirmar se ele é um campinasuchus ou se é outra espécie conhecida ou uma nova”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário