Pesquisadores descobrem
formação de recife na BA
semelhante a coração
Caso foi identificado em estudos para mapeamento em Santa Cruz Cabrália.
No local estão colônias do coral casca-de-jaca, que tem coloração rosada.
Um mapeamento realizado na costa de Santa Cruz Cabrália, sul da Bahia, revelou uma formação de recifes semelhante a um coração. O caso foi descoberto através de imagens de satélite realizadas por pesquisadores do projeto Coral Vivo, na qual encontraram a formação ao sul do complexo de recifes do Parque Municipal Marinho da Coroa Alta, na região conhecida como Alagados.
No local estão colônias do coral conhecido como casca-de-jaca, que são recobertos de algas calcárias e que têm a coloração rosada. Segundo o geólogo José Carlos Seoane, coordenador do trabalho, serão mapeados aproximadamente 75 km². “A inclinação desses paredões é praticamente vertical, muito diferente das encontradas nos demais recifes de coral da região”, disse.
O mapeamento físico do complexo de recifes da Coroa Alta deve ser publicado pelo projeto Coral Vivo nas prefeituras próximas à região até 2015. Os estudos irão trazer um panorama sobre como são os recifes e o que está exatamente em cada ponto. Segundo os pesquisadores, o resultado do trabalho será usado como parâmetro para a realização de experimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário