terça-feira, 18 de setembro de 2012

Visite Museus - virtualmente

Passeio virtual pelo acervo de 17 museus internacionais

      O Google Art Project é uma parceria entre o Google e 17 museus e galerias de nove países.  O projeto permite o acesso on-line a 350 salas de exposição com obras de 486 artistas.  As instituições participantes são a Uffizi Gallery, de Florença; o Museu de Arte Moderna (MoMA), a Frick Collection e The Metropolitan Museum of Art, de Nova York; o Freer Gallery of Art, Smithsonian, de Washington; a Alte Nationalgalerie e a Gemäldegalerie, de Berlim; a Tate Britain e a National Gallery, de Londres; os museus Reina Sofia e Thyssen-Bornemisza, de Madri; os museus Van Gogh e o Rijksmuseum, de Amsterdã; o Hermitage, de São Petersburgo; o Museu Kampa, de Praga; o Palácio de Versalhes, em Versalhes, e a State Tretyakov Gallery, de Moscou. Ao clicar sobre o museu escolhido, um mapa do museu  (Floor Plan) será disponibilizado na barra lateral. Além do tour virtual, cada uma das instituições participantes expõe uma obra famosa que pode ser visualizada em altíssima resolução. Para acessar:http://www.googleartproject.com

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

EVENTO MARCANTE






















PARABÉNS A TODOS . . . 

BAOBÁ - Adansonia digitata

            O baobá é uma árvore de grande porte, proveniente das estepes africanas e regiões semi-áridas de Madagascar, estando presente, ainda, no continente australiano. Essa planta foi amplamente divulgada no século XX, através da obra O Pequeno Príncipe, do escritor francês Antoine de Saint-Exupery. Seu personagem principal se preocupava com o crescimento excessivo do baobá, temendo que ele tomasse todo o espaço existente em seu asteróide.

                  O baobá possui um tronco muito espesso na base, chegando a atingir nove metros de diâmetro. O seu tronco é peculiar: vai se estreitando em forma de cone e evidenciando grandes protuberâncias. As folhas brotam entre os meses de julho e janeiro, mas, se a árvore conseguir ficar umedecida, elas podem se manter firmes durante todo o ano. Em geral, o baobá floresce durante uma única noite, apenas, e isto ocorre no período de maio a agosto. Durante as poucas horas em que as flores permanecem abertas, os consumidores de néctares noturnos – particularmente, os morcegos -, asseguram a polinização da planta.


Semira Adler Vainsencher
Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco
pesquisaescolar@fundaj.gov.br  

No Rio Grande do Norte, estão três baobás - um na cidade de Natal, um em Nísia Floresta e outro em Jundiaí. 


BAOBÁ EM JUNDIAÍ - RN 


FLOR DO BAOBÁ 



OUTRO ESTÁGIO DA FLOR DO BAOBÁ 


FRUTOS DO BAOBÁ 


Blogs produzidos pelos alunos


 http://estudandobiologia.tumblr.com/. Monaliza Lima, 3º 1. 


                       http://alyneestudandobiologia.blogspot.com/?spref=fbdeol Aline Santos 3º 1

 http://estudovidaviny.blogspot.com.br/2012/06/sindrome-de-spoan_09.html
 http://biocurioso.blogspot.com.br/2010/11/geneticasertao-da-paraiba-tem-surto-de.html 





http://sindromesjp.webnode.com/ Jéssica Paiva 3º2



“Você não precisa ser o melhor.  Basta procurar fazer bem aquilo que faz, sem esperar recompensa, simplesmente pelo prazer de fazer bem-feito.”  (Adib Jatene)

"O pessimista vê dificuldade em toda oportunidade. O otimista vê oportunidade em todas as dificuldades."  (Sir Winston Churchil)